Lindalva Santos
Professional Teacher
Learning Article : The Important Differences Between Por Que, Por Quê, Porque And Porquê

Discuss the Article : The Important Differences Between Por Que, Por Quê, Porque And Porquê

<a href='/article/251/the-important-differences-between-porque-por-que-porque-and-porque' target='_blank'>The Important Differences Between Por Que, Por Quê, Porque And Porquê</a>

Is it important to learn the differences between the "porquês", even though they are all pronounced the same? Learn each "porquês" in depth so that you can recognize its intention in everyday conversation…

Sep 16, 2014 12:00 AM
Comments · 26
4

Tá aí um assunto que exemplifica a complexidade -- desnecessária -- da gramática portuguesa. Mas de qualquer maneira, texto muito bem escrito! :) 

May 5, 2015
4

Olá, caso ainda não saibam da difença entre os quatro "porquês", vou tentar explicar para vocês:

Por que - Motivo ou razão, por exemplo: Por que você fez isso?

Porque - Vai ser usado para responder perguntas. - Eu fiz isso porque eu estava com vontade.

Por quê - Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Porquê - É um substantivo, geralmente vem no meio da frase (não é uma regra, pode vir tanto no começo, meio e fim se estiver dando a ideia de substantivo). 

 

Caso ainda não tenham entendido, vejam esse artigo, pode ser útil: http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm

 

Se tiverem mais dúvidas, podem mandar mensagem pra mim que vou ficar feliz em respondê-las.

September 22, 2014
3

Olá, Li tudo bem?

Depois de muito pensar e de falar com alguns amigos brasileiros reparei na diferença tanto na pronuncia como na escrita em relação aos "porquês". Resolvi pesquisar e descobri este artigo (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-por-que-e-porque/243)  lembrei-me de ti e do teu artigo.

Usamos o "porquê" para perguntas, porque tanto pode ser advérbio interrogativo como substantivo

May 6, 2017
2
Very nice article. It can help both, Brazilians and foreigners who are learning Portuguese as well, with the use of the "porquês".
October 6, 2017
2
Acho que não percebi bem a diferença entre esses dois:

- Não sei por que não gosto de bananas.
- Você sabe bem por quê.

Para mim o uso semântico dos dois é igual. Então qual é a diferença? Preciso de ver um contraste.
May 23, 2016
Show more