laogotik
Muitos exemplos (Tudo e Todo) ou alguma dica Eu estava fazendo uma lista das minhas fraquezas na língua, e vejo que ainda ficam muitas, entre essas são o uso de “TUDO” e “TODO” que ainda não consigo dominar. Sei o que normalmente falam sobre seu uso, o esta na internet, mas infelizmente não existe uma regra que realmente eu pudesse aplicar na vida real... ora já vi muitas exceções às descrições sobre o uso destas palavras. No momento em que vou escrever ou falar ficou com dúvidas, especialmente quando a palavra esta no final da frase, muitas vezes eu não sei qual das duas palavras é a correta. Para isso gostaria se alguém pudesse me dar exemplos de muitas frases, ou alguma dica pra não ficar confusa. Também pode ser de algum estrangeiro que aprendeu esta língua, e já conseguiu dominar o uso delas. Muito Obrigada, desde já.
Oct 16, 2014 7:28 PM
Corrections · 11
1

Realmente existe mais de um uso para cada uma destas palavras, e por isto mesmo é confuso.  ou colocar os usos mais comuns.

 

Aqui vao alguns exemplos:

 

Usamos TODO, TODOS, TODA, TODAS para quantificar SUBSTANTIVOS mensuráveis ou contáveis:

 

a) eu estava fazendo uma lista com TODAS as minhas fraquezas...

> Estou quantificando minhas fraquezas, ou seja, eu tenho mais do que uma fraqueza, e conheço todas elas. Como posso contar a quantidade de fraquezas (uma fraqueza, duas fraquezas, três fraquezas etc.), devo usar no plural. 

> a pergunta seria: QUANTAS FRAQUEZAS você possui?

 

b) Vou almoçar na casa de meus pais TODOS os sábados

> estou quantificando os sábados. Existem muitos sábados durante nossa vida, e eu nunca, ou quase nunca, deixo de ir na casa de meus pais. Mesma regra do plural: pode existir um sábado, dois sábados etc. Perceba que o oposto de TODOS é NENHUM. E o oposto de TODAS é NENHUMA.

> a pergunta seria: QUANTOS SÁBADOS você vai almoçar na casa de seus pais?

 

c) vou beber TODO o refrigerante.

> neste caso, só existe UM refrigerante (pois falei O refrigerante e não OS refrigerantes), então você pensa em frações dele. Voce pode reponer: não vou beber o refrigerante (0 %); vou beber um pouco do refrigerante (de 1% a 45%); vou beber metade do refrigerante (50 %); vou beber quase todo o refrigerante (uns 70% a 90%); vou beber TODO o refrigerante (100%). O oposto de tomar TODO é NÃO tomar.

> a pergunta seria: QUANTO DO REFRIGERANTE você vai beber?

 

c2) Vou tomar TODOS os refrigerantes.

> já aqui deixamos de pensar em frações e passamos a falar em quantidades. Por isto foi para o plural. Voce pode responder: não vou beber nenhum refrigerante; vou beber apenas um refrigerante; vou beber dois refrigerantes; vou beber uns três ou quatro refrigerantes; vou beber TODOS os refrigerantes. Perceba que o oposto de TODOS é NENHUM.

> a pergunta seria: QUANTOS REFRIGERANTES você vai tomar?

 

d) Vou pintar TODA a parede.

> mesma coisa do exemplo c. A parede é uma só, e você pensa em frações. Logo você responderia: não vou pintar a parede; vou pintar metade da parede, ou vou pintar TODA a parede.

> a pergunta seria: O QUANTO DA PAREDE você pretende pintar?

 

d2) Vou retirar TODA a areia

> aqui é um pouco diferente do refrigerante e da parede, pois tanto refrigerante como parede são também uma unidade (você pode ter quatro paredes no seu quarto). Já areia é incontável pois não existe uma areia, duas areias etc. Podemos até falar UM GRÃO de areia, mas nunca UMA areia. E como é incontável, tambem se aplica a regra da fração: um pouco, metade, TODA.

> a pergunta seria: QUANTA AREIA você pretende retirar?

 

Já a palavra TUDO é usado como ADVÉRBIO.

 

e) eu me lembro de TUDO; TUDO o que me lembro; lembrei de TUDO; é difícil se lembrar de TUDO

> perceba que aqui o que está sendo medido é o quanto você LEMBRA. Lembrar é um verbo, então você usa TUDO.

> a pergunta seria: DE QUANTO você se LEMBRA?

 

e1) eu me lembro de TODOS os meus pecados

> neste caso, você está medindo o quanto você lembra, e sim de quantos pecados voce lembra. Pecado é um substantivo. Logo tem que usar TODOS.

> a pergunta seria: DE QUANTOS PECADOS você se lembra?

 

f) TUDO o que se sabe sobre este assunto. Sabemos TUDO sobre este assunto. Voce sabe de TUDO.

> perceba que aqui estamos dizendo "o quanto sabemos". Nao estamos quantificando ASSUNTO, e sim o SABER.

> a pergunta seria: QUANTO você SABE?

 

f2) Sabemos TODOS os assuntos. 

> aqui ja estamos falando que tem mais de um assunto e nos interessa dizer que conhecemos todos eles (digamos que existiam 10 assuntos, e nós sabemos dos 10)

> a pergunta seria: QUANTOS assuntos você sabe?

 

f3) sabemos TODO o assunto

> esta aqui já complica um pouco, pois neste caso voce esta quantificando o quanto voce sabe do assunto (sei uma parte, sei metade, sei TODO o assunto). A diferenca deste para o exemplo f é que lá a ênfase é no SABER, e aqui a enfase é no quanto do assunto você conhece.

> a pergunta seria: O QUANTO deste assunto você sabe?

 

g) Pegue TUDO o que puder; Não tenho como pegar TUDO;

> perceba que estamos quantificando o pegar. Pegue tudo; não pegue nada;

> a pergunta seria: QUANTO você pode pegar?

 

g2) Pegue TODAS as bananas

>  quantas bananas posso pegar? Uma banana, duas bananas etc.

 

Bom, existem outros casos que não se encaixam exatamente nestas explicações, mas acho que estes exemplos e explicações já devem ser úteis

October 17, 2014

"Todo" y "tudo"

 

En la lengua portuguesa tienen dos palabras equivalentes al "todo" español: todo y tudo. La primera tiene un sentido que en español se interpretaría como "Todos y cada uno", mientras que la segunda implica una generalidad. Por ejemplo:

 

Todo geralmente vem antes de um substantivo.

 

Todo insecto tiene seis patas (español) / Todo inseto tem seis patas (português)

Juan es lo mas rico de todos los medicos (espanol)/ joão é o mais rico de todos os medicos (português)

 

Tudo geralmente vem depois do verbo e não possui substantivos depois do verbo.

 

El ladrón robó todo (español) / O ladrão robou tudo (português)

La mujer compró todo(Español) / A mulher comprou tudo (português)

 

Caso depois do verbo tiver substantivo usa-se “todo” no lugar de “tudo”.

 

El ladrón robó todo el dinero (español)/ O ladrão robou todo o dinheiro (português)

La mujer compró todas las faldas (español) / A mulher comprou todas as saias (português)

 

Esta dica não é minha , achei na internet talvez te ajude!!!

November 15, 2014

Muitos exemplos (Tudo e Todo) ou alguma dica

Eu estava fazendo uma lista das minhas fraquezas na língua, e vejo que ainda ficam muitas, entre essas são estão o uso de “TUDO” e “TODO” que ainda não consigo dominar.
Sei o que normalmente falam sobre seu uso, o esta na internet (?), mas infelizmente não existe uma regra que realmente eu pudesse que eu possa realmente aplicar na vida real... ora já vi muitas exceções quanto às descrições sobre do uso destas palavras.

No momento em que vou escrever ou falar ficou com dúvidas em dúvida, especialmente quando a palavra esta no final da frase, muitas vezes eu não sei qual das duas palavras é a correta.

Para isso gostaria de saber se alguém pudesse pode me dar exemplos de muitas algumas frases, ou alguma dica pra não ficar para que eu não fique mais confusa.
Também pode ser de algum estrangeiro que aprendeu esta língua, e já conseguiu dominar o uso delas.

Muito Obrigada, desde já.


Não sei se isso vai te ajudar. Mas, se você sabe inglês, "tudo" seria o "everything". Exemplo: Está tudo errado nesse país. O resto você usa "todo". Mas, isso é uma explicação fajuta! Os outros brasileiros podem te ajudar melhor. =(

October 16, 2014
Olá, laogotik! As duas palavras são pronomes, os dois são pronomes indefinidos. A maior diferença entre estas duas palavras é que a palavra TODO é invariável, ou seja, varia em relação a gênero (Masculino X Feminino), número (Plural X Singular). Exemplos: Gênero - Dormi o dia TODO. (Masculino) Dormi a manhã TODA. (Feminino) * Observe que "dia" é masculino e "manhã" é feminino. Número - TODOS os "alunos" reprovaram em Química. (Plural) Estudei TODO o "livro" (Singular) * Observe que a palavra "alunos" está no plural e a palavra "livro" está no singular.
November 14, 2014
Querida colombiana, TODAS as suas preocupações são minhas também. TUDO relacionado ao uso de TUDO e TODO o meu pesadelo comum. Kamenko
October 17, 2014
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!