kamenko
ESTOPIM Acho que eu tenha um estopim curto. Não percebes? Dizemos aqui que uma pessoa tem um estopim curto quando se rapidamente torna agitado, pega até a menor coisa, reage violentamente a qualquer assunto ou situação. Explode! Bem, sei que isto não é agradável e está longe de uma boa educação, porque as explosões normalmente podem ter as graves consequências. Mas, vamos dar uma olhadela para outro lado da moeda. Imagina que estás a segurar uma barra de dinamite na mão com o estopim de dois centímetros, que queima um centímetro por segundo. Vais o acender? Claro que não, porque dinamite explodirá antes de consegues fugir a unhas de cavalo. Então, meu amigo, nunca brinca com o fogo, Claro?
Oct 21, 2014 11:20 AM
Corrections · 3

ESTOPIM

Acho que eu tenho um estopim curto. Não percebes? Dizemos aqui que uma pessoa tem um estopim curto quando rapidamente torna-se agitado, irrita-se até com a menor coisa, reage violentamente a qualquer assunto ou situação. Explode! Bem, sei que isto não é agradável e está longe de uma boa educação, porque as explosões normalmente podem ter as mais graves consequências. Mas, vamos dar uma olhadela para o outro lado da moeda. Imagina que estás a segurar uma barra de dinamite na mão com o estopim de dois centímetros, que queima um centímetro por segundo. Vais o acender? Claro que não, porque a dinamite explodirá antes de conseguires fugir a unhas de cavalo. Então, meu amigo, nunca brinque com o fogo, está bem?

October 24, 2014

(português brasileiro, só correções de gramática e algumas sugestões em azul)

 

ESTOPIM

Acho que eu tenha tenho/talvez eu tenha (se quiser usar 'tenhA') um estopim pavio* curto. Não percebes? Dizemos aqui que uma pessoa tem um estopim pavio curto quando se rapidamente torna (não está errado nem dificulta o entendimento, mas soa muito melhor se for 'rapidamente se torna') agitadA ('pessoa' - concordância do adjetivo com gênero feminino), pega até (implica/se irrita) com a menor coisa, reage violentamente a qualquer assunto ou situação. Explode! Bem, sei que isto não é agradável e que está longe de uma boa educação, porque as explosões normalmente podem ter as graves consequências. Mas, vamos dar uma olhadela para o outro lado da moeda. Imagina que estás a segurar uma barra de dinamite na mão com o estopim pavio de dois centímetros, que queima um centímetro por segundo. Vais o acender? Claro que não, porque a dinamite explodirá antes de consegues conseguir/antes que consigas fugir a unhas de cavalo. Então, meu amigo, nunca brinca (é um 'imperativo casual', como se fala aqui no brasil onde raramente se vê os verbos conjugados na segunda pessoa do singula, mas não é como se escreve em textos formais)/brinques com o fogo, claro/ficou claro?

-

*aqui usamos a mesma expressão!! no entanto, a palavra correta é 'pavio', e não 'estopim'. pavio é literalmente o fio de barbante que tem dentro da cera da vela, ou em uma banana de dinamite, como você mesmo colocou. 

seus textos são sempre ótimos, parabéns!

October 21, 2014

Standard European Portuguese

 

ESTOPIM

Acho que eu tenho um estopim curto. Não percebes? Dizemos aqui que uma pessoa tem um estopim curto quando se agita/irrita rapidamente torna agitado, pega à até a menor coisa, reage violentamente a qualquer assunto ou situação. Explode! Bem, sei que isto não é agradável e está longe de uma boa educação, porque as explosões normalmente podem ter as graves consequências. Mas, vamos dar uma olhadela ao para outro lado da moeda. Imagina que estás a segurar uma barra de dinamite na mão com o estopim de dois centímetros, que queima um centímetro por segundo. Vais acendê-lo o acender? Claro que não, porque a dinamite explodirá antes de consegues fugir a unhas de cavalo (ou fugir por uma unha negra, mas essa também é gira :)). Então, meu amigo, nunca brinques brinca com o fogo, claro?

 

Muito bom! É sempre uma prazer ler os teus textos.

October 21, 2014
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!