Liming
Como lembrar automatização de verbos do Português? Como lembrar automatização de verbos do Português? É muito dificil, eu acho. Você pode me ajudar? Obrigado!
Aug 13, 2014 4:15 AM
Answers · 6
2
Olá Liming, Os verbos regulares no Presente do Indicativo têm uma estrutura: Verbos terminados em -AR (Ex: Amar) Eu amO Tu amAS Ele amA Nós amAMOS Vós amAÍS Eles amAM Verbos terminados em -ER (Ex: Beber) Eu bebO Tu bebES Ele bebE Nós bebEMOS Vós bebEÍS Eles bebEM Verbos terminados em -IR (Partir) Eu partO Tu partES Ele partE Nós partIMOS Vós partÍS Eles partEM Em todos os exemplos, podes reparar que ao verbo no Infinitivo (Amar, Beber e Partir) tiras as duas últimas letras (ar, er e ir) para criar o RADICAL - AM, BEB e PART. Depois, basta adicionar as terminações para pessoa do singular e do plural. Agora, tenta praticar com os seguintes verbos: ANDAR, COMER, DORMIR :)
August 13, 2014
1
Olá, Liming! Não há nenhum mistério para "automatizar" verbos em português: pratique muito e observe mais ainda! Como o Ricardo respondeu, os verbos REGULARES em português seguem um esquema fixo de Radical+ Terminações (não lembro o nome, mas sei que temos Desinência Modo-Temporal e Desinência Número-Pessoal). É impossível escrever aqui todos os tempos verbais, mas não é difícil de achar, eu garanto! Procure uma boa gramática para entender a estrutura de todos os outros tempos verbais, nos modos indicativo, subjuntivo, imperativo, etc., bem como para saber quais são os verbos irregulares e defectivos que mais usamos. Além disso, procure por bons livros literários em português nos sites Domínio Público e Project Gutemberg. Espero ter ajudado. Saudações do Brasil, Läyeh
August 15, 2014
Olá! Além das dicas dadas eu posso acrescentar o seguinte: Repita em voz alta a conjugação dos verbos ex. eu amo, tu amas, ele ama... isso ajuda a memorizar, faça isso com verbos diferentes. Outra dica é que no português brasileiro informal, não usamos muito "tu" e "vós", usamos mais "você" e "vocês". Nesse caso eles são conjugados como 3ª pessoa do singular e plural (ele e eles) ex. você/ele ama, vocês/eles amam.
August 18, 2014
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!