Isaac Ortiz
Difference between "tenha" and "tem" Hi. I found the following phrases on some courses i'm currently studying. My question is about the use of the "tenha" and "tem" that are written in CAPS. 1) Tem como eu dar meu lugar para alguém e eu pego algum lugar que TEM dois assentos? 2) Ahh, tá, não é um nome engraçado que vem de uma característica física que a pessoa TENHA. In spanish, in both cases we would use the word "tenga" and actually I can see the difference in both phrases. So, how do I know when to use TEM or TENHA in those cases. Thanks!
31 juil. 2017 00:24
Réponses · 19
6
Pt-Pt Maybe with the conjugation you can understand better: http://www.conjuga-me.net/verbo-ter 1- Posso dar o meu lugar para alguém e ainda assim conseguir algum lugar que TEM / TENHA dois assentos / bancos? 2- Ahh, está bem, não é um nome engraçado que vem de uma característica física que a pessoa TENHA /TEM.
31 juillet 2017
3
Em teoria, a gramática normativa recomenda o subjuntivo a esses casos, por se tratarem de hipóteses. (O Paulo acertou na recomendação, mas errou na explicação e na sugestão dos verbos 'existir' ou 'haver' como sinônimos de 'ter' na primeira frase. Mais detalhes no meu comentário à resposta dele.) Porém, comumente substituímos alguns casos do subjuntivo por conjugações do indicativo, quando tais hipóteses são mais prováveis ou temos um senso maior de certeza sobre o que estamos falando. É o caso das duas frases que você apresentou. A gramática recomendaria que você utilizasse 'tenha' em ambos os casos, mas, na prática e na fala, você também pode utilizar 'tem' em ambos, como a Sofia sugeriu. Na minha cabeça, na primeira frase há uma ideia de que possivelmente o falante já pode avistar um lugar com dois assentos, ou ele sabe que há algum, então ele tem certeza de que achará um para si. Na segunda frase, tal característica física da pessoa que poderia ter gerado tal nome engraçado já pode ser conhecida pelo falante, o que justifica e permite a utilização da conjugação do indicativo 'tem'. Ambas as frases também estão construídas de maneira bastante informal, o que ainda confere uma maior liberdade para 'brincar' com as possibilidades da língua. Sei que pode ser sutil e um pouco confuso, mas com o tempo você absorverá cada caso. Há casos em que só é possível utilizar o indicativo numa construção com 'que'; outros, em que só é possível utilizar o subjuntivo; e ainda outros, como os em questão, em que ambos são possíveis. Espero que ajude.
31 juillet 2017
1
1) Tem como eu dar meu lugar para alguém e eu pego algum lugar que TEM dois assentos? TEM: o verbo ter está conjugado errado nessa frase. pois estamos diante do tempo verbal do presente do conjuntivo e você deveria ter usado TENHA e não TEM. nesse caso o VERBO TER é sinônimo de existir/haver; e ele é conjugado sempre na 3ª pessoa do singular. você poderia também dizer essa frase dessa maneira: ... e eu pego alguma lugar que exista/haja dois assentos? 2) Ahh, tá, não é um nome engraçado que vem de uma característica física que a pessoa TENHA. TENHA: Nessa franse o verbo está conjugado também no presente do conjuntivo. Veja a conjugação do verbo TER nesse tempo verbal: que Eu tenha que Tu tenhas que ele tenha que nós tenhamos que vós tenhais que eles tenham Espero que eu possa ter ajudado.
31 juillet 2017
TEM - es tercera persona del presente de indicativo (tiene) - él tiene ,ella tiene, usted tiene = ele tem ,ela tem você tem. TENGA es primera y tercera persona del presente do subjuntivo (tenga) - que yo tenga ,que él tenga, que ella tenga, que usted tenga.= eu tenha, ele tenha ,ela tenha, você tenha.
29 août 2017
1- Os nomes masculinos acabam, normalmente, em -o, -l, -s, -ão, -r, -e, -z ou -m. Alguns nomes masculinos também acabam em -a. 2- Os nomes femininos acabam, normalmente em -a, -ão, -r, -e, -z ou -m
2 août 2017
Afficher plus
Vous n'avez pas encore trouvé vos réponses ?
Écrivez vos questions et profitez de l'aide des locuteurs natifs !